Hemodiálise a caminho

PUB.

Qua, 26/04/2006 - 10:37


Foi lançada a primeira pedra da futura Unidade Clínico – Laboratorial de Mogadouro, um investimento privado na ordem dos 365 mil euros, só na parte de construção civil.

Esta nova unidade tem como primeiro objectivo a aproximação dos cuidados de saúde aos doentes, evitando as deslocações de dezenas de quilómetros até aos hospitais distritais.
Por isso, o novo centro de hemodiálise vais servir doentes, não só do concelho de Mogadouro, mas igualmente de concelhos vizinhos, num total que deverá rondar a meia centena de hemodialisados.
A TecSam, empresa responsável pelo novo centro de hemodiálise, promete mais em termos de cuidados de Saúde para o concelho de Mogadouro. Para tal, pretende apostar em exames auxiliares de diagnóstico, como análises clínicas, electrocardiogramas, eco cardiogramas e radiologia, entre outros.
Outra das valências também poderão ser as consultas em várias especialidades, sem que os doentes de Mogadouro e concelhos vizinhos se tenham que deslocar aos grandes centros urbanos.
Segundo Nunes de Azevedo, da TecSam, este investimento tende a evoluir para uma clínica médica mais completa, através de um modelo baseado em estudos efectuados na Dinamarca.
Segundo o autarca local, Morais Machado, a construção desta clínica vai melhorar a qualidade de vida dos munícipes. “Este investimento vai traduzir-se em mais valias para Mogadouro, pelo que a Câmara está disposta a continuar a apoiar este género de iniciativas”, garante o edil.