Governo reafirma auto-estrada em 2012

PUB.

Ter, 16/01/2007 - 12:08


O lançamento do concurso para a construção do túnel do Marão teve um atraso, mas deve acontecer ainda este ano, tal como o concurso para a construção da auto-estrada transmontana, obra que deve estar pronta em 2012.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado adjunto do ministro das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, durante a inauguração da nova estrada Mirandela-Valpaços. “O túnel do Marão já foi remetido para publicação do concurso, relativamente à auto-estrada transmontana está-se a terminar o estudo prévio, queremos lançar o concurso ainda em 2007, estamos dentro dos prazos para ter tudo pronto até 2012 e nalguns casos até temos esperanças de antecipar esses prazos”, referiu o governante.
Paulo Campos acrescentou ainda que o IC5 é uma das prioridades do Governo. A obra está em fase de projecto de execução e deverá avançar ainda nesta legislatura.
A nova ligação Mirandela-Valpaços, que já havia sido aberto ao trânsito automóvel no passado dia 21 d Dezembro, terá mais tarde, ligação com a A7 e a A24. Com este novo traçado, a distancia entre as duas cidades fica reduzida em nove quilómetros, passando a ter uma extensão total de quinze quilómetros e meio, que são percorridos em cerca de dez minutos.
A empreitada das Estradas de Portugal teve um investimento total de mais de 22 milhões de euros, comparticipado em 60 por cento por fundos comunitários. Este lanço integra-se no eixo rodoviário classificado no Plano Rodoviário Nacional 2000 de ligação entre os concelhos de Chaves, Valpaços, Mirandela e Vila Flor. Este novo troço interliga a rede nacional que abrange os distritos de Bragança e Vila Real e tem ligações à A24, em Chaves, e ao IP4, em Mirandela.
A ligação de Valpaços conta com três entroncamentos viários ao longo do traçado, em Rio Torto, Eixes e Mirandela Oeste, junto ao IP4 com ligação a Bragança, Mirandela e Porto.