Ter, 16/01/2007 - 10:29
Trata-se de uma iniciativa pioneira da NorDial – Centro de Hemodiálise de Mirandela, que celebrou um acordo com as Universidades espanholas de Léon e Valladolid, no sentido de aplicar um programa de treino direccionado para os utentes. Dos 125 hemodialisados daquele centro, 35 aderiram ao programa após um processo de selecção.
Antes de avançar com o plano de exercícios, a NorDial efectuou, entre 27 a 31 de Outubro de 2006, uma avaliação prévia da capacidade física, bem como do nível de qualidade de vida de cada paciente. Este conjunto de provas incluiu diversos testes, como ergoespirometria de esforço, gasimetria pré e pós ergoespirometria, teste de força muscular máxima do quadricípide, de capacidade funcional e aplicação de um questionário acerca do estado de saúde.
Após este processo, os voluntários e seleccionados iniciaram um programa de treino progressivo e supervisionado, prescrito especificamente para cada caso. Estas provas, com cerca de 30 minutos, decorrem antes de cada sessão de hemodiálise e prolongar-se-ão pelas próximas semanas.
Já a avaliação final terá lugar entre os próximos dias 26 e 31 e irá aplicar-se aos doentes que concluírem o programa de treino. Terminada esta etapa, os profissionais propõem exercícios físicos específicos a cada utente.
Recorde-se que o transporte dos pacientes está a cargo das Sub-Regiões de Saúde envolvidas, que contrata serviços de táxi nas deslocações até Mirandela.