Gestão adequada na Lombada

PUB.

Ter, 17/10/2006 - 16:17


“A Zona de Caça Nacional da Lombada (ZCNL), considerada a maior do País, deveria ter uma gestão adequada e ajustada às necessidades da região e populações locais”.

Esta ideia é defendida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Rui Caseiro, que já ter reivindicou junto do Governo alterações no programa de gestão aplicado nesta área do Parque Natural de Montesinho.
O problema, segundo o autarca, reside no facto daquela zona cinegética ser administrada, exclusivamente, por entidades públicas. “A população está afastada deste tipo de gestão, pelo que deveria haver um planeamento conjunto das entidades”, reivindica o responsável. Esta alteração traria benefícios para a região e populações locais que, além de ajudarem a combater a caça clandestina, aproveitariam as mais-valias decorrentes deste modelo de gestão proposto pela CMB. Actualmente, além da ZNCL não representar vantagens para as populações onde está inserida, não é aproveitada devidamente. “É uma área com bastante procura e isso poderia representar benefícios para a região”, asseverou o autarca.
A par de receitas financeiras, esta medida, associada a uma melhor organização e investigação, pode contribuir para a promoção e desenvolvimento da zona da Lombada junto dos caçadores portugueses e estrangeiros. “É a melhor zona de caça do País e temos que promovê-la como tal e, com isso, trazer dividendos para a região”, recorda Rui Caseiro.
O autarca espera conseguir uma resposta do Governo durante a Norcaça & Norpesca, que se irá realizar entre 26 a 29 deste mês.
Recorde-se que a Lombada, além de ser a maior zona de caça nacional do País, acolhe um largo número de espécies de caça maior, como javali e veado.