Gata quer terceiro mandato

PUB.

Ter, 13/09/2005 - 15:11


O candidato do PSD à Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Edgar Gata, quer ser reconduzido num terceiro mandato, obtendo um resultado histórico naquele concelho.

Recorde-se que, até à data, nenhum autarca freixenista liderou a edilidade durante mais de oito anos consecutivos, uma tradição que Gata quer quebrar nas eleições do próximo dia 9 de Outubro.
Anteontem, o autarca apresentou a sua candidatura numa acção de pré-campanha que contou com a presença do presidente do PSD, Marques Mendes.
A candidatura laranja garante que está motivada permanecer mais quatro anos no poder local, baseando-se nos projectos que estão em carteira e na experiência dos candidatos às seis Juntas de Freguesia do concelho.
“Quem viu o concelho há oito anos atrás, em nada o pode comparar com realidade actual, pois há investimento e obra feita em todas as aldeias e na vila”, salienta Edgar Gata.
Mas, na óptica do candidato, as obras não são tudo. “A mudança das mentalidades tem sido o esforço mais significativo desta autarquia, que apostou muito na área da cultura, do lazer, do turismo e da promoção no exterior”, recorda o edil.

Obras marcantes

No que toca ao balanço do mandato, o candidato destaca a construção de um bairro social com 56 habitações, o Complexo Turístico na praia fluvial da Congida, o Auditório Municipal, os arranjos urbanísticos nas freguesias, a criação de condições para a fixação de jovens nas localidades e o lançamento de uma concurso para a construção duma bagagem para abastecimento de água.
À margem das obras camarárias, Edgar Gata não deixou passar em claro o “empenho que autarquia na repavimentação da EN 221”, uma via que chegou a ser apelidada de “vergonha Nacional”.
Falando ao coração dos munícipes, o edil lembrou que Freixo é um concelho com 850 anos de História que deve manter este estatuto ao longo dos anos. “Regiões como a nossa fazem parte da identidade colectiva do país e este concelho tem que ser valorizado para que ninguém ponha em causa a sua existência enquanto município, dada a crescente desertificação”, salientou Edgar Gata.
Em termos projectos, ficou a promessa da conclusão do largo da feira, da construção de um novo bairro social, da criação duma linha de engarrafamento de azeite na Coopafreixo, da construção de um novo cemitério municipal, bem como o compromisso de continuar a lutar por melhores acessibilidades.