Gastronomia com Vinho do Porto

PUB.

Ter, 03/01/2006 - 15:25


Após três semanas consecutivas de avaliação da harmonia dos pratos com o vinho, já foram eleitos os melhores restaurantes do país, inscritos na 4ª edição do concurso “GASTRONOMIA COM VINHO DO PORTO”.

O evento organizado pelo IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e Revista InterMagazine - Revista profissional de Hotelaria e Restauração, contou com uma participação recorde de 78 restaurantes nacionais. A entrega dos prémios no Museu do Carro Eléctrico, no Porto, com a presença do presidente do IVDP, Jorge Monteiro, do director da Inter Magazine, Paulo Amado, do presidente de júri, Helmut Ziebel, assim como de todos os participantes no concurso.
O Concurso tem como objectivo associar o Vinho do Porto à gastronomia, proporcionando ao consumidor diferentes hipóteses que potencializem esta combinação. Também se pretende formar os profissionais dos melhores restaurantes do país sobre Vinho do Porto (designadamente: tipos, momentos de consumo, combinações) e sensibilizá-los para a correcta ligação entre os vinhos do Douro e do Porto e a culinária. Durante três semanas uma equipa de júris, constituída por profissionais de cozinha e de vinho, visitou todos os restaurantes a concurso, de Norte a Sul do País.As novidades deste ano foram a introdução de categorias para qualificação dos restaurantes a concurso: Restaurante Gastronómico/Fine Dinning, Restaurante Informal/ Casual e Restaurante Tradicional/Típico, habilitando-se a receber diplomas de ouro, prata ou bronze, bem como de melhor promoção e melhor carta de Vinhos do Porto.
No que toca a Trás-os-Montes e Alto Douro, na lista de premiados figuram cinco unidades. O D. Roberto, situado em Gimonde (Bragança), foi contemplado com diploma de bronze, tal como o Hotel Vintage House, no Pinhão. Com o diploma de prata figuram o restaurante “O Geadas” (Bragança), Douro In (Régua) e Pucarinho (Vila Real)