class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165776 node-type-noticia">

            

Gás de ouro

Ter, 13/03/2007 - 16:37


Através duma moção apresentada na Assembleia Municipal de Bragança, os clientes da Duriensegás ficaram a saber que consomem o gás natural mais caro do País. Não porque seja melhor do que aquele que alimenta fogões, caldeiras e esquentadores noutras zonas do País, mas porque a Galp Energia (empresa mãe do grupo que detém a Duriensegás) assim o entende.

Como se sabe, o gás que abastece as cidades de Bragança, Chaves e Vila Real não chega à região através de gasoduto, mas por via de camiões cisterna que alimentam as estações de gaseificação ali construídas. E não chega por gasoduto porque o Governo da altura decidiu que este sistema não deveria chegar as Trás-os-Montes e Alto Douro, por razões meramente economicistas. Para fazer fase a custos de transporte mais elevados, que sejam os transmontanos a pagar a factura, se quiserem ter gás canalizado. Resultado: enquanto cidades abrangidas pelo gasoduto assistem à redução do preço do gás, Bragança, Chaves e Vila Real já o viram aumentar mais do dobro ao cabo sete anos!
Sendo assim, colocam-se várias questões: que competitividade pode ter a região transmontana se as empresas de outras zonas do País, nomeadamente do litoral, têm facturas de energia mais baixas?
Ao longo dos últimos 10 anos, a população nordestina habituou-se a ouvir falar de medidas de discriminação positiva. Algumas foram postas em prática, como é o caso da redução da taxa de IRC para as empresas do interior, e outras ficaram no papel. Por isso, é agora altura da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos tabelar o preço do gás natural para todo o território nacional.
Os transmontanos já são duplamente penalizados por serem obrigados a consumir mais energia para fazer face aos Invernos rigorosos, pelo que equiparar os custos deste combustível seria uma medida de justiça nacional.
Se uma botija de gás custa o mesmo em qualquer ponto de Portugal, porque é que existe este fosso no gás natural?