Ter, 21/02/2006 - 15:50
Esta iniciativa, promovida anualmente pela autarquia mirandelense, é uma forma de incentivar a união entre as associações e clubes do concelho.
A gala tem, ainda, uma componente economicista, visto que num só evento ficam salvaguardadas todas as iniciativas deste género que poderiam ser realizadas durante o ano pelos clubes das diferentes modalidades.
No final deste evento dedicado ao desporto, após a homenagem a dezenas de atletas e dirigentes, José Silvano manifestou publicamente o seu regozijo com o nível atingido pela organização, ao mesmo tempo que felicitou aqueles que têm elevado o concelho por intermédio do desporto.
“Nunca vi tanta participação dos mirandelenses nas suas colectividades. Este auditório reuniu mais de 700 pessoas, todas elas ligadas a diversas modalidades desportivas”, salientou o autarca.
Desportistas elevam o concelho
Na óptica do edil, este é o ponto de partida para a realização da semana do desporto. “No próximo ano, se for possível, vamos organizar uma semana em que todos os mirandelenses possam visitar as diferentes colectividade”, acrescentou Jorge Silvano.
Ficou assim a ideia de uma maior aproximação entre a autarquia, as colectividades e os mirandelenses.
Muitos foram os clubes desportivos do concelho galardoados, e destes mesmos clubes foram distinguidos um rol extenso de atletas, que se distinguiram quer pela sua conduta e resultados competitivos, constituindo-se verdadeiros exemplos para os mais jovens.
De todos esses prémios houve um que sobressaiu, já que o galardoado há muito que justificava um agradecimento público pela sua carreira brilhante a nível mundial. Falamos do Mestre José Pina, que se dedica aos desportos de combate na Princesa do Tua, e foi o responsável pela abertura da cerimónia, cuja apresentação pública assentou num artigo do Jornal NORDESTE, datado de 1 de Agosto de 2000.
Já na altura, escrevíamos aquilo que passados quase seis anos mantém toda a actualidade.
Técnico do Mirandela homenageado
O Clube de Ténis de Mesa (CTM) também foi distinguido pelo seu percurso vitorioso no escalão maior e com passagens pela Taça dos Campeões Europeus da modalidade. Já o Sport Club recebeu um galardão pelos seus pergaminhos que datam o Clube como o mais antigo do Nordeste Trasmontano e pela carreira brilhante dos tempos de Virgílio Gomes, que também não foram esquecidos. Para além disso, ainda foi destacada a formação que é dada pelo clube aos jovens do concelho, ajudando-os a construírem-se grandes desportistas.
O mais jovem técnico do Nordeste, Carlos Correia, que tem levado o Sport Club a grandes vitórias, mantendo a equipa sénior na liderança do campeonato, e o atleta mais veterano, Rui Lopes, ainda hoje um marco de referencia entre os jogadores de futebol mais talentosos, foram algumas das figuras homenagens mais aplaudidas.
Dado que enumerar a vasta lista de homenageados era uma tarefa impossível, fica a nota de que nesta cerimónia, que durou horas, foram muitos os atletas e dirigentes que mereceram um reconhecimento público.