class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165436 node-type-noticia">

            

Gaita-de-foles protegida

Ter, 30/01/2007 - 16:46


A Gaita-de-foles Mirandesa vai passar a ser “salvaguardada” por um projecto promovido pela Associação Cultural Galandum Galundaina, sedeada em Fonte d’Aldeia, no concelho de Miranda do Douro.

A iniciativa, “Projecto Gaita Mirandesa – Padronização e Reconhecimento da Gaita-de-Foles mirandesa”, pretende avançar com um leque de acções, no sentido de proteger este instrumento. A afinação arcaica e morfologia, a construção de réplicas a partir de velhos exemplares e a evolução baseada na matriz tradicional são algumas das linhas de força deste projecto. Promover a padronização e reconhecimento, segundo normas de execução e padrão construtivo, são outros dos objectivos.
Este projecto visa, assim, preservar um instrumento característico da zona do Planalto Mirandês e que, actualmente, se encontra praticamente desaparecido. Recorde-se que as gaita-de-foles antigas e genuinamente mirandesas foram substituídas, progressivamente, “por modelos estranhos e que pouco se relacionam com as tradições regionais”, refere Paulo Preto, gaiteiro dos Galandum Galundaina.

Preservação deste instrumento salvaguarda, também, a identidade cultural e musical da região

Segundo a associação, a padronização deste instrumento noutros locais da Europa representou um processo de enriquecimento cultural e económico com impacto regional e, até mesmo, nacional. “Se for promovido um método semelhante na região, significará um passo fulcral para a protecção e preservação da gaita-de-foles, bem como de um conjunto de tradições musicais e culturais”, salienta Paulo Preto.
No âmbito deste projecto, a Galandum Galundaina organiza, já no próximo fim-de-semana, em Miranda do Douro, o primeiro Encontro da Comissão Técnica, com o objectivo de dar a conhecer os trabalhos elaborados até aqui e reunir os construtores de gaita-de-foles que se encontrem no activo.
Pessoas ligadas ao estudo deste instrumento e música tradicional vão, assim, dinamizar um conjunto de iniciativas que irão culminar no I Congresso Nacional do Projecto “Gaita Mirandesa”, em Agosto deste ano. A acção reunirá músicos executantes deste instrumento oriundos de todo o País e será aberta a todos interessados, estudiosos ou, simplesmente, curiosos da música tradicional.