Ter, 16/01/2007 - 10:28
Este serviço, criado através de uma parceria entre o IPJ e o Instituto de Droga e Toxicodependência, vai funcionar todas as terças-feiras das 10:30 às 12:30 horas, para que os jovens possam esclarecer todas as dúvidas de forma anónima e confidencial.
O atendimento é gratuito e os utentes podem contar com o apoio de uma médica, uma psicóloga clínica, uma socióloga e duas assistentes sociais.
O delegado do IPJ de Bragança, Vítor Pereira, afirma que a instituição está virada para os problemas da juventude, pelo que a abertura de um novo espaço é muito importante para ajudar na resolução dos problemas dos jovens.
Segundo o responsável pelo Centro de Atendimento a Toxicodependentes (CAT) de Bragança, Fernando Andrade, as drogas representam um problema para um grande número de jovens, que, muitas vezes, procuram os caminhos mais fáceis para fugirem à realidade.
No Espaço Partilha, os utentes têm um atendimento individualizado, onde podem desabafar, pedir apoio e orientação, tanto sobre as drogas lícitas, como ilícitas.
“Todos nós sabemos que o tabaco é uma droga, tal como o álcool. Por isso, é importante que os jovens esclareçam as suas dúvidas junto de pessoas credenciadas para o efeito e aqui podem fazê-lo”, acrescentou Fernando Andrade.
O responsável realçou, ainda, que, actualmente, o CAT dá apoio a cerca de mil utentes, oriundos de todo o distrito, na sua maioria jovens. Por isso, a criação do Espaço Partilha, no IPJ, é uma forma de aproximar os serviços de apoio e aconselhamento da juventude.