class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164892 node-type-noticia">

            

Gabinete de Apoio ao Emigrante nasce em Valpaços

Ter, 14/11/2006 - 15:00


O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) vai ser criado, através de um acordo de cooperação celebrado, no passado dia 20, entre a Câmara Municipal de Valpaços (CMV) e a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Este equipamento visa apoiar os cidadãos emigrantes que pretendam regressar a Portugal e reinseri-los socialmente, bem como prestar apoio na resolução de questões burocráticas. Assim, todos os munícipes de Valpaços que sejam emigrantes ou estejam prestes a regressar a ao seu país de origem podem utilizar os serviços do GAE.
A cerimónia contou com a presença do director geral dos ACCP, José Arsénio, que realçou a importância destes organismos no apoio ao emigrante, alegando que se torna indispensável dotar os municípios de todas as condições necessárias ao bom funcionamento dos organismos. Assim, a DGACCP vai prestar todo o apoio, bem como disponibilização de material técnico e formação, ao GAE.
Esta ideia é partilhada pelo presidente da CMV, Francisco Tavares, que sublinha a importância deste espaço, particularmente numa região como Valpaços, uma vez que tem população “espalhada pelos quatro cantos do mundo”. Com a implementação deste gabinete, o autarca realça que o município vai estar apto a prestar qualquer tipo de ajuda e apoio aos seus emigrantes que pretendam regressar a Portugal.