Ter, 20/03/2007 - 10:09
O Agrupamento de Escolas de Izeda, que tem, actualmente, 307 alunos, desde a pré-primária ao 3º Ciclo, 90 dos quais do 1º Ciclo, não deverá sofrer qualquer alteração, uma vez que se prevê a sua fusão ou extinção à medida que o número de estudantes for diminuindo.
No concelho de Macedo de Cavaleiros, o actual agrupamento deverá ser fundido com a Escola Secundária local, dando origem a um só organismo, que irá gerir todos os níveis de ensino, desde o pré escolar.
Perante este cenário, o NORDESTE sabe que os responsáveis dos estabelecimentos de ensino já reuniram, várias vezes, com responsáveis da DREN, na tentativa de manterem a autonomia.
Ministra da Educação deverá deslocar-se a Bragança durante a semana para falar sobre a reestruturação da rede escolar
No que toca às escolas do 1º Ciclo, ainda não foram criadas as condições necessárias em todas as escolas de acolhimento. Na maioria dos municípios ainda não começaram a ser construídos os centros escolares, mas já se prevê o fecho de mais estabelecimentos de ensino, um pouco por todo o distrito.
No concelho de Bragança, a aldeia de Baçal deverá ver as crianças partir para a capital de distrito, uma vez que a incerteza que assombrou o início deste ano lectivo deverá concretizar-se já no próximo ano.
Vimioso vai assistir ao fim de mais três escolas: Carção, Santulhão e Vale de Algoso, ficando abertas, apenas, Vimioso e Argozelo.
Passando para o concelho de Vinhais, estão previstos encerramentos em Penhas Juntas e Ervedosa, que apesar de fechar no papel deverá continuar a receber alunos, uma vez que se trata de um município disperso.
Em Torre de Moncorvo destaque para o fecho das escolas de Urros e da Cardanha, ficando abertos, apenas, seis estabelecimentos de ensino em todo o concelho.
Para o município de Mirandela, o ME prevê o fecho das escolas do 1º Ciclo com menor número de alunos, uma decisão que não agrada à autarquia local, que está a negociar com a DREN no sentido de travar mais encerramentos.
O NORDESTE questionou a DREN relativamente à reestruturação da rede escolar do distrito de Bragança, mas a directora regional considerou inoportuno falar sobre este assunto, avançando, apenas, que “ainda não está nada definido”.
Mesmo assim, o NORDESTE sabe que a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, visitará Bragança na próxima quinta-feira, para abordar a questão da reestruturação escolar no distrito.


