Ter, 30/01/2007 - 16:40
A circular interna, que pretende diminuir o tráfego no centro da vila, vai estar transitável já no dia da abertura do certame, permitindo aos visitantes estacionarem o carro a escassos metros do pavilhão.
“Nas edições anteriores as pessoas tinham dificuldade em chegar ao pavilhão e em estacionarem as suas viaturas. Este ano, esse problema está ultrapassado, dado que a nova via passa mesmo ao lado da feira, onde também há um parque de estacionamento”, acrescentou Carla Alves.
Além disso, a recepção aos visitantes também vai ser reforçada com a colocação de pessoas nas diferentes entradas da vila, para fornecerem o máximo de informação aos forasteiros.
“Quem vier à feira para comprar grandes quantidades de fumeiro vai ter um espaço para estacionar junto ao pavilhão, o que evita grandes deslocações, como acontecia anteriormente”, salientou a responsável pela organização.
Livro de receitas compila pratos confeccionados com fumeiro produzido com carne de porco bísaro
Aqueles que escolhem as tasquinhas para jantar, agora também podem visitar a feira e comprar alguns enchidos, visto que a organização vai alargar o horário do certame na sexta-feira e no sábado até às 22 horas.
O aumento da quantidade de fumeiro produzido no concelho e do número de produtores contribuiu, igualmente, para a ampliação da feira. Nesta edição vão estar presentes 120 produtores, trajados a rigor com uma capa de burel.
A disposição do recinto também sofreu alterações. O pavilhão de artesanato vai dar lugar a uma tenda gigante para albergar as tasquinhas, que reúne todo o conforto exigido pelas baixas temperaturas que se fazem sentir na região.
Quanto ao artesanato vai ficar junto do fumeiro, para que as pessoas possam ver os artefactos produzidos no concelho, sem terem que se deslocar.
Os quatro dias de feira vão ser aquecidos por uma enorme fogueira, onde não vai faltar animação e os comes e bebes à base de produtos da região.
No cartaz do certame destaca-se, ainda, a antecipação da entrega dos prémios do melhor fumeiro para sábado, possibilitando a presença de membros do Governo, bem como a publicação de um livro de receitas para confeccionar o fumeiro.
Para quem quiser saber mais pormenores sobre o certame ou sobre as ofertas do concelho de Vinhais, a organização criou o site www.feiradofumeiro.com.