Fumeiro de Montalegre em novo pavilhão

PUB.

Ter, 24/01/2006 - 15:09


Vai ser inaugurada esta quinta-feira, pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, a XV Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, em Montalegre.

O certame, considerado um dos maiores da região a nível económico e cultural, foi apresentado à comunicação social, na semana passada nas Casas de Trás-os-Montes e Alto Douro do Porto e de Braga. Ontem, foi a vez do vice-presidente do município de Montalegre, Orlando Alves, promover o evento no programa de televisão “Portugal no Coração”.
Esta 15 ª edição do certame vai decorrer, de quinta-feira a domingo, no novo Parque de Exposições e Feiras de Montalegre. Com cerca de 1 800 metros quadrados, este espaço recente vai de encontro ao crescimento da Feira, que se tem verificado de ano para ano.
Com cerca de 140 produtores inscritos, a organização espera conseguir uma realização financeira, tanto dentro do evento como fora dele, no valor de 1 250 mil euros com mais de 60 toneladas de produtos que se esperam vender.
A Feira do Fumeiro vai colocar à disposição de todos os visitantes diversas peças de fumeiro tradicional, feito “à moda antiga”, e produtos típicos da região.
Além da vertente comercial e económica do certame, a organização preparou um cartaz repleto de animação, que vai contar com a actuação de grupos de gaiteiros, concertinas e de tunas.
São esperados milhares de visitantes do nosso país e da vizinha Espanha. Alguns, pela simples curiosidade, outros, com a intenção de conhecer e saborear as tão faladas iguarias barrosãs.