class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164424 node-type-noticia">

            

FREIXO reivindica barragem das Ferrarias

Ter, 05/09/2006 - 15:25


A Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM) e o município de Freixo de Espada à Cinta propuseram ao Governo a construção da barragem da Barragem das Ferrarias.

O projecto para a instalação da albufeira já tinha sido avaliado, contudo, agora, é necessário adaptar a ideia inicial à edificação da infra-estrutura de regadio a cerca de 600 hectares de terreno agrícola, que equivale a 60 por cento do concelho.
A infra-estrutura possibilita o aumento da área de cultivo e, simultaneamente, evitar que algumas culturas sejam abandonadas por falta de águas, como actualmente acontece.
Segundo o director Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, Carlos Guerra, “a barragem poderá ser uma das prioridades para a região no próximo Quadro de Estratégia de Referência Nacional (QREN)”. Este projecto, na óptica do responsável, não é inviável, uma vez que, “vai permitir o regadio numa área agrícola importante para aquele concelho”, acrescentou Carlos Guerra.
Já o presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada, José Santos, garante que, “é uma infra-estrutura vital para a região, já que vai permitir o armazenamento de mais de um milhão de metros cúbicos de água”.
O autarca local espera que, após algumas promessas, a construção da barragem das Ferrarias arranque já no início do próximo QREN, em 2007/08.