FREIXO recria escola de antigamente

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 10:05


Numa altura em que muitas escolas primárias já fecharam as portas por falta de alunos, a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta recriou, na perfeição, uma sala de aula típica da década de 40, onde não faltam as carteiras de tampo inclinado, os velhos tinteiros, o crucifixo e as fotos de Oliveira Salazar e do presidente da República Marechal Carmona.

Na parede estão pendurados os velhos mapas de Portugal continental e ultramarino, as cartas do corpo humano, os pesos e medidas, bem como um armário com todos os objectos geométricos, entre outros instrumentos didácticos da altura.
Outro dos elementos presentes é a antiga cartilha maternal de João de Deus, onde muitos portugueses aprenderam as primeiras letras do alfabeto. Este livro é considerado uma raridade.
Os instrumentos presentes foram recuperados em alguns armazéns e, agora, estão expostos para muitos poderem recordar memórias de outros tempos.
“Estamos a reviver o tempo de meninice. Os livros e os tinteiros, tudo isto me deixou entusiasmada. Esta exposição foi como um regresso ao passado”, dizia, entusiasmada, Julieta Pando.
O jogos do recreio estão, igualmente, presentes, onde muitos aproveitaram para fazer o reencontro com os passatempos de antigamente. Muitos acabaram por se entreter a jogar, recordando, mais intensamente, os tempos de infância e parte da juventude passados na vila de Freixo de Espada à Cinta.