Freixo recebe provas nacionais

PUB.

Ter, 12/09/2006 - 17:13


A pista multiusos da Junta de Freguesia de Freixo de Espada à Cinta (JFFEC) voltou a receber, anteontem, provas das várias categorias do campeonato nacional da motocross e do troféu PentaControl.

Em competição estiveram cerca de meia centenas de pilotos, divididos por várias categorias e cilindradas (80,125,250 e 450 cc).
Apesar da intempérie que se abateu sobre a vila, que provocou uma violenta enxurrada, a realização da competição chegou mesmo a ser equacionada, já que havia danos estruturais na pista.
Entretanto, havia pilotos que já tinham chegado a Freixo de Espada à Cinta no dia anterior e foi necessário concentrar esforços para minimizar os danos e criar condições para que as mais diversas provas fossem disputadas.
Segundo o presidente da JFFEC, Raul Ferreira, a enxurrada fez com que houvesse trabalhos adicionais, já que a pista foi inundada e ficou danificada. “Foi preciso trabalhar de noite e de dia para minimizar os estragos”, realçou o autarca.
A Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM) também contribuiu para a realização das provas, através dos conhecimentos dos seus elementos.
Chegada a hora da partida estavam as condições todas reunidas para que a prova se iniciasse sem problemas de maior. Alguns pilotos referiam mesmo que estavam admirados como a pista se aguentou com a quantidade de água que caiu.
Em termos de competição houve uma disputa interessante, já que há pilotos que conhecem bem a pista e, por esse motivo, o espectáculo foi garantido. Os espectadores presentes agradeceram, apesar de não terem ocorrido em número semelhante às edições anteriores, visto que a maioria das pessoas locais estavam ocupadas a contabilizar os danos da intempérie e a fazer limpezas.
Raúl Ferreira aproveitou para anunciar mais investimentos na pista multiusos, como é o caso da conclusão da torre de controlo, construção de dois túneis para a circulação do público e um novo sistema de rega.
No início de Dezembro, aquela estrutura desportiva vai receber a final do Campeonato Nacional de Trial, que decorrerá nos terrenos anexos à pista de motocross.