Ter, 20/03/2007 - 10:10
O local escolhido para acolher a futura unidade museológica, já no próximo ano, é o recuperado convento de São Filipe de Néri, datado de meados do século XVII.
Recorde-se que Freixo de Espada à Cinta é considerado um dos concelhos do País com mais missionários, desde o tempo das descobertas.
Segundo o vice-presidente da CMFEC, Pedro Sá Mora, esta era “uma pretensão antiga e que só agora foi possível concretizar”. O museu terá condições singulares de forma a mostrar aos visitantes uma das particularidades da cultura freixenista. “Os museus são âncoras fundamentais para a valorização de uma localidade”, sublinha o responsável.
O futura unidade irá, ainda, acolher a valiosa colecção de Arte Sacra que será cedida pela Comissão Fabriqueira.
O município vai começar a preparar técnicos no sentido de começar a catalogar e identificar todo o espólio, para que o museu seja um dos elementos centrais para quem visita a vila mais manuelina de Portugal.


