class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164743 node-type-noticia">

            

PUB.

Freixo ganha curso técnico profissional

Ter, 24/10/2006 - 10:23


Cerca de 12 alunos, com uma média de 18anos, são os primeiros a frequentarem um curso técnico profissional, em Freixo de Espada à Cinta, que lhes confere a equivalência ao 12º ano de escolaridade.

A novidade nesta iniciativa é que, até aqui, nunca foi possível frequentar, naquele concelho, para além do 9º ano. Esta situação, contudo, faz com que os alunos tenham que ir estudar para os concelhos vizinhos de Mogadouro e Moncorvo ou, em alguns casos, para Bragança e Porto.
Este primeiro curso, na área das Novas Tecnologias da Informação (NTI), é promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Bragança, em parceria com a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC).
A iniciativa, segundo o vice-presidente da autarquia, Pedro Sá Mora, é uma forma de “proporcionar à população estudantil a oportunidade de continuar os estudos sem ter que se deslocar do concelho”.
Com a conclusão deste curso, os alunos podem ingressar no ensino superior, pelo que “é um marco histórico e, com ele, abrem-se novas portas aos formandos”, justificou o autarca.
A Carta Educativa do concelho de Freixo de Espada à Cinta prevê que o ensino profissional seja tido com uma forma de combater a ausência do 12º ano de escolaridade.
Este curso está a funcionar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta, que colabora com a cedência de salas de aulas e alguns equipamentos.
No próximo ano está prevista a criação de novos cursos, em horário pós – laboral, destinado a quem pretenda concluir o 12º ano.