FREIXO apresenta barragem

PUB.

Ter, 07/03/2006 - 16:51


O município de Freixo de Espada à Cinta apresentou, no passado fim-de-semana, o projecto da barragem das Ferrarias, com vista à obtenção de co-financiamento por parte do Governo.

A albufeira está projectada para a zona de confluência das freguesias de Fornos e Mazouco e vai permitir o armazenamento de um milhão de metros cúbicos de água.
O investimento inicial ronda os seis milhões de euros, com vista a irrigar, numa primeira fase, cerca de mil hectares de terrenos agrícolas, onde predomina o olival, a vinha e o amendoal. Em fases posteriores há a possibilidade de aumentar a área de regadio para os seis mil hectares.
A apresentação do projecto contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Rui Gonçalves, já que é intenção da autarquia sensibilizar o Governo para a importância da água num concelho essencialmente agrícola. “Se queremos fixar os jovens à terra e tornar a agricultura rentável, evitando o abandono desta actividade, tem de haver água em abundância ”, justifica o autarca local, José Santos.

Mazouco confiante

O presidente da junta de Freguesia de Mazouco, Francisco Andrade, também não tem dúvidas. “Mazouco tem pouca água à superfície, apesar de ficar junto ao Douro, pelo que a construção da barragem pode representar o retomar da actividade agrícola por parte das gerações mais novas”, considera o autarca.
Atendendo às circunstâncias, a construção da barragem das Ferrarias simboliza uma reviravolta na agricultura do concelho, até porque o regadio será feito por gravidade, o que vai permitir poupar dinheiro em energia e combustível. Recorde-se que, actualmente, a maior parte da água utilizada na rega é bombeada a partir do rio Douro.
Confrontado com o pedido da autarquia, Rui Gonçalves não deixou garantias de financiamento, mas frisou que o projecto tem condições para ser desenvolvido no próximo Quadro Comunitário de Apoio.
Em termos ambientais poderá não haver entraves, dado que o Instituto de Conservação da Natureza já deu parecer positivo à construção do empreendimento.