Freixenistas regressam à terra

PUB.

Qua, 23/08/2006 - 10:04


A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC) reuniu, no passado sábado, alguns conterrâneos que se ausentaram da sua terra natal em busca de melhores condições de vida.

Este grupo de pessoas regressa sempre que pode à sua terra natal e garante que são visíveis melhorias nas condições de vida dos que resistiram a ficar.
Durante este reencontro de conterrâneos, foi exibido um filme que conta a história de emigrantes, do concelho de Freixo de Espada Cinta, em França. A película tenta relatar, igualmente, o dia-a-dia de uma família em terras gaulesas, onde se constata a vontade destas pessoas em regressar, um dia, ao seu País de origem.
Trata-se de um filme, com alguma rodagem e que já foi exibido na Cinemateca Nacional e no Canadá e premiado num festival de cinema em Coimbra.
Na opinião do realizador e autor do filme, Nuno Pires, há muitas diferenças entre as sucessivas gerações de emigrantes, uma vez que nem todos se interessam pela cultura e modo de vida dos portugueses, estando já adaptados à realidade dos países que os acolheram. “Portugal é, para muitos, só um destino de ferias,” conclui o realizador.
Para além da exibição do filme, o encontro de freixenistas serviu, ainda, para dar a conhecer aos conterrâneos ausentes o estado do município, assim como perspectivas de futuros projectos.
Estes eventos, na óptica do presidente da CMFEC, José Santos, representam uma forma de convívio e permitem que a autarquia “preste contas aos munícipes ausentes, uma vez que notam, facilmente, o que está bem ou mal”, sublinhou o edil.
Para já, ficou a garantia de que este género de iniciativas são para continuar de forma manter unidos todos os freixenistas na diáspora.