FPDD promove prática de polybat em Bragança

PUB.

Ter, 02/04/2019 - 15:26


Cerca de meia centena de participantes passaram, na sexta-feira, pelo Torneio de Polybat em representação de seis instituições de Bragança e Vila Real.

O Polybat é denominado, em alguns países, de ténis de mesa lateral, pela sua semelhança com o ténis de mesa. A modalidade surgiu em Inglaterra, nos anos 80, como uma alternativa apara aqueles que não podiam praticar Boccia ou ténis de mesa convencional.

A modalidade está acrescer e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) trouxe a Bragança um Torneio de Polybat, uma iniciativa integrada no projecto “+ Desporto ≠”.

Trata-se de um desporto “fácil de aprender para quem está a praticar”, como referiu Carlota Cunha, técnica da federação.

Entre os participantes, Carlos Neves, utente da ASCUDT de Bragança, diz ter sido uma experiência bastante positiva. “Foi muito divertido, convivemos com outros colegas de outras instituições”.

Entretanto, em discussão na Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência está o processo de federar ou não os atletas. Certo é que o campeonato nacional de Polybat “vai avançar no próximo ano”, garantiu Carlota Cunha.

Ainda em Bragança, a FPDD promoveu uma formação de árbitros de polybat, destinada a treinadores, técnicos de desporto e estudantes universitários.

O Torneio de Polybat contou com 46 participantes, em representação de seis instituições dos distritos de Bragança e Vila Real.

 

 

Jornalista: 
SM