Formação na Administração Pública

PUB.

Ter, 24/10/2006 - 10:30


Alunos de todo o País reuniram-se, de 17 a 19, em Mirandela, para o V Encontro Nacional de Alunos de Administração Pública (ENAAP).

Subordinado ao tema “Indicadores de Desempenho na Função Pública”, o evento contou com a presença de cerca de 200 estudantes do ensino superior público e a participação de diversos oradores ligados à área.
No dia do encerramento do ENAAP, antigos alunos do curso de Gestão e Administração Pública (GAP), leccionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela relataram a sua experiência de recém-licenciados.
Todos os testemunhos focaram, além do percurso académico e profissional de cada um dos participantes, a importância que a formação tem ao longo do curso.
Deste modo, os oradores aconselharam os alunos a procurarem actividades extra que lhes possa conferir alguma experiência. “Deve-se olhar, não só para o próprio curso, mas também para a formação. Nem que para isso tenha que se abdicar de férias, tempo livre e despender algum dinheiro”, sublinhou o antigo aluno de GAP e membro da organização do ENAAP, Henrique Faustino.
Esta aposta, na óptica dos participantes, pode facilitar a entrada destes profissionais no mercado de trabalho, uma vez que “ainda existe uma certa renitência em aceitar os recém-licenciados em Gestão e Administração Pública”, referiu o responsável.
A ambivalência do curso ministrado em Mirandela foi apontada como uma “faca de dois gumes”, já que, segundo os relatos, os licenciados não são especialistas em nenhuma área em particular, mas podem, simultaneamente, trabalhar em diversos sectores. Esta característica pode, na opinião dos participantes, contribuir para o desconhecimento das entidades quanto às funções destes profissionais.
Recorde-se que Administração Pública é ministrada, ao nível dos estabelecimentos de ensino superior, nas Universidades do Minho, Aveiro, Técnica de Lisboa, Coimbra e nos Institutos Politécnicos de Bragança, Tomar, Santarém e Leiria.