class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164654 node-type-noticia">

            

PUB.

Força Aérea invade Mirandela

Ter, 10/10/2006 - 10:33


A Força Aérea Portuguesa (FAP) testou, na semana passada, a sua prontidão operacional durante um exercício táctico denominado “Zangão 06”.

Esta iniciativa decorreu em todo o concelho de Mirandela e, além de testar a capacidade de mobilização de material bélico ligeiro (Alouette III) em missões de manutenção de Paz, este exercício visava treinar a operação da Esquadra 552.
Durante as operações, os helicópteros realizaram, ainda, missões de Transporte Aéreo Táctico, escolta aérea com helicanhão, busca e salvamento em ambiente terrestre, voo de montanha com várias características de terreno, carga suspensa, treino de guincho sobre água.
Ao longo dos exercícios, FAP foi apoiada por aviões de combate Alfa Jet e F16 que, partindo das suas bases onde normalmente se localizam, fizeram várias incursões sobre um hipotético terreno hostil, de modo a prestar auxílio aéreo próximo aos helicópteros Alouette III.
No aeródromo Brito Pães, em Mirandela, onde foi montada uma base aérea (Kit de Mobilidade), estiveram cerca de 200 militares e oito helicópteros Alouette III. Todos os recursos humanos tiveram direito a alimentação, comunicações classificadas em várias etapas de segurança e de satélite, enfermaria, serviço de bombeiros e combustíveis.
Em resumo, assistiu-se a “uma iniciativa que pretendia aproveitar as boas condições de terreno no concelho para testar a operacionalidade e levar este ramo das Forças Armadas mais perto da população”, referiu o Relações Públicas da FAP
A comitiva da Força Aérea aproveitou, ainda, para fazer visitas guiadas em pequenos grupos de pessoas.