Força Aérea em Mirandela

PUB.

Ter, 19/09/2006 - 14:53


Dois helicópteros encontram-se “estacionados” no relvado do Estádio de São Sebastião, e oito efectivos deste ramo da defesa nacional estão a tratar ao pormenor tudo o que é necessário para a realização de uma missão em Mirandela.

Em Outubro, durante cinco dias, as actividades vão concentrar-se no aeródromo Brito Pais, onde realizar-se-á todo o tipo de testes habituais na Força Aérea Portuguesa (FAP), para as missões que lhe estão atribuídas.
Para já, segundo o responsável pelas relações públicas da Força Aérea em Mirandela, coronel Barbosa, adianta que esta iniciativa é “uma viagem de reconhecimento para montar a estratégia e a táctica de um exercício que vai acontecer na cidade do Tua”. Assim, com a esquadra 552, serão testados vários sistemas ligados à esquadra e Força Aérea.
Deste modo, cerca de oito helicópteros irão efectuar todas as responsabilidades atribuídas a esta esquadra, como o transporte táctico, de evacuados, missões de busca, salvamento e montanha.
A escolha de Mirandela para a realização destes testes deve-se à morfologia do terreno, à proximidade do rio e relaciona-se com as necessidades da esquadra em operar em regiões de montanha e rio, condições muito propícias a este tipo de helicóptero.
Quanto à segurança dos portugueses, o responsável garantiu: “estamos preparados para fazer face a qualquer ameaça, principalmente no nosso terreno”.
No final da missão em Mirandela, o público poderá assistir a um festival aéreo de demonstração, seguido de uma simulação de um salvamento na água. Actividades que, segundo o relações públicas, “ficarão muito bem enquadradas nesta beleza natural da cidade”.