Ter, 12/12/2006 - 12:07
Organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Fonte da Aldeia (ACREFA), esta iniciativa teve como objectivo principal “alertar” as gentes da Terra de Miranda para a necessidade de promover e dinamizar o legado cultural, salvaguardando uma riqueza que teima em não desaparecer.
Nesta edição, o tema central do Rezosa foi o turismo, um sector que pode ser considerado como uma “tábua de salvação” para a região transmontana. No seguimento desta temática, um grupo de especialistas na matéria reuniu-se para debater o assunto, uma vez que consideram que “a gastronomia, o folclore, usos e costumes bem como a história local são ingredientes que se podem tornar num excelente complemento económico para a região”.
Durante a conferência “Turismo e Desenvolvimento Rural”, Margarida Lima, uma das oradoras presentes, deixou claro que muitas das aldeias passaram de espaços de produção de alimentos a guardiães de memórias do passado, da natureza e cultura. A conferencista revelou, ainda, que “a situação é preocupante quando se assiste ao abandono, ao desaparecimento de pessoas e com elas as actividades e as histórias que faziam a multiplicidade da vida na aldeia”.