Ter, 28/03/2006 - 14:45
O certame vai decorrer no largo de Vilarinho de Agrochão e conta com a presença de cerca de 40 expositores do concelho de Macedo de Cavaleiros e de outros municípios limítrofes, que participam com artesanato, folar e doçaria regional.
Com este tipo de iniciativas a edilidade pretende divulgar o acervo gastronómico local, melhorar a oferta turística local sensibilizando os empresários do sector e os artesãos para a valorização dos seus produtos, de forma a incentivar a produtividade e a comercialização.
O projecto Trampolim vai aproveitar esta iniciativa para realizar o primeiro Encontro de (des) Envolvimento Local, subordinado ao tema: “As medidas e incentivos - de âmbito nacional/comunitário - enquanto instrumentos de suporte à operacionalização de estratégias de desenvolvimento comunitário”.
Esta iniciativa tem por finalidade divulgar os recursos e respostas disponíveis, reflectir sobre a sua adequabilidade à realidade concelhia, quer do ponto de vista dos potenciais destinatários, quer das entidades de suporte. Pretende-se, ainda, debater os aspectos relacionados com as estruturas organizativas de base local e o fortalecimento do trabalho de parceria no planeamento e intervenção.
A Feira vai ser inaugurada no dia 8 às 15 horas, seguindo-se a abertura da exposição de Arte Sacra na sala da Junta de Freguesia. A tarde será preenchida com actividades de animação cultural, a par dos Encontros de (des) envolvimento Local, que decorrerão no salão da Junta de Freguesia. A noite será animada com arraial popular com o grupo Nova Dimensão, que encerrará o primeiro dia de certame.
O domingo arranca com o Passeio Pedestre “Ao sabor do Folar”, seguindo-se a missa de com Bênção dos Ramos. À tarde actua o Grupo de Gaiteiros de Moimenta da Raia e haverá tempo para uma Prova de Folar. Pelas 17:30 horas procede-se à entrega de prémios e certificados de participação, ao passo que o encerramento desta V Feira do Folar está previsto para as 20 horas.