Fim-de-semana radical

PUB.

Ter, 12/09/2006 - 16:29


A Associação Juvenil Vimont, de Vilar do Monte, no concelho de Macedo de Cavaleiros, organizou, pelo terceiro ano consecutivo, o Radical Weekend, que decorreu a 26 e 27 de Agosto.

Assistiu-se a um fim-de-semana de desportos e actividades de adrenalina, que tiveram lugar nos cenários da Albufeira do Azibo.
Trinta participantes passaram o fim-de-semana na Albufeira do Azibo onde, sábado de tarde e domingo de manhã, praticaram vários desportos radicais, entre os quais slide, BTT, paintbal, canoagem, matrecos humanos e rappel invertido.
Este ano o encontro não teve o carácter de competição que foi utilizado no ano anterior, já que a direcção preferiu dar relevo à convívio entre os participantes, reconhecendo que a edição de 2005 foi muito exigente em termos de preparação física. Este ano, cada um dos inscritos podia participar nas actividades disponíveis quando o entendesse. Só no paintball, pela sua natureza de competição, eram formadas equipas de quatro ou cinco elementos que competiam entre sí, dias a duas.

Praia a funcionar

O facto da praia da Ribeira já estar a funcionar, também ajudou a organização, já que os participantes do Radical Weekend utilizaram os balneários da referida praia que estão sob a concessão do Agrupamento de Escuteiros de Macedo de Cavaleiros.
Questionado sobre a fraca afluência de participantes, o oresidente da direcção da Vimont, Michael Castro, foi peremptório: “as pessoas de Macedo não gostam de participar”.
De registar que, dos 30 participantes, cerca de metade eram da aldeia de Vilar do Monte e os restantes de todo o concelho. O facto dos participantes terem que pagar inscrição é apontado pelo presidente da Vimont como um dos factores desmotivadores da afluência de público. No entanto o valor que os participantes pagaram foi de 25 euros para não sócios e de 15 euros para os sócios da Vimont. No preço da inscrição estavam incluídas as refeições de sábado à noite e de domingo de manhã, bem como o livre acesso a todas as actividades.
Contudo a Associação Juvenil não parece estar demovida da intenção de continuar com a organização do evento, como frisou Michael Castro.
A organização contou com o patrocínio do Instituto Português da Juventude e da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e com o apoio da Junta de Freguesia de Vilar do Monte.