Filme repetido

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 18:16


Eduardo Cardoso, o juiz da partida, trouxe à memória dos bragançanos o célebre jogo entre o Bragança e Gondomar de 2 de Novembro de 2003, na primeira volta da “ª divisão “B”.

Primeiro, por um penalti fantasma aos 20”, com o Gondomar tinha sido aos 19”. Até a esse lance o juiz empurrou deliberadamente o Bragança para a sua extrema defesa, parecia que queria arrumar com o jogo e depressa. Ao mesmo tempo o futebol retorquia, com o exemplo dos jogadores a entregaram-se à luta e a tentarem dar espectáculo. Aqui o juiz perdeu a batalha, os jogadores não lhe passaram confiança e toca a dar o máximo.
Mas pelo caminho ficam lances de claro assalto à equipa da casa. Mauro entra na área? É agarrado, o juiz não apita deixa seguir o lance e a bola terá entrado na baliza de Victor, não marcou penalti e não viu o golo, com o juiz a levantar a bandeirola, pensamos que para assinalar a falta sobre o avançado do Bragança, Eduardo Cardoso não ligou nenhuma e deixou o marcador em 1-0.
Estes erros juntam-se a alguns foras de jogo tirados a pente fino, os bragançanos estavam a ser escamoteados e ninguém fazia nada para dar verdade aos acontecimentos, que eram uma aberração para o futebol.
Na segunda parte Eduardo Cardoso mudou de táctica, começou a ser inteligente e chegou a prejudicar o Oliveirense, mas aqui em lances de pequenas querelas no meio campo. O golo do Bragança apareceu ao minuto 90+7, compensando a compensação. Fica a clara impressão que a 6 jornadas do fim começa o velho ritual do futebol português: a ver se te safas, porque estes são de trás do monte e fica longe vir para aqui.
Do jogo em si importa dizer que foram duas grandes equipas e que se borrifaram para as asneiras do homem que tem a lata de usar um apito e dizer que é árbitro da bola. Aceita-se o empate pela qualidade do Oliveirense, mas para haver um vencedor esse seria o Bragança.
Agora meus senhores investiguem que é a vossa obrigação e tendo este dito juiz um observador peçam o relatório do mesmo e pode ser que alguém dê por mais alguma falcatrua, nua e Crua!?

Estádio Municipal de Bragança
Árbitro – Eduardo Cardoso, Filipe Reis e Renato Bandeira (A F Porto).

Bragança – Ximena; Karaté (Pedrinha 81”) Fernando Silva, karones e Eurico; Carlitos I, Rui Nelson e Ademar (Toni 72”); Mauro Vitorino, Carlitos II e Pires.
Treinador – Lopes Da Silva.

Oliveirense – Victor; Tó-Zé (Cristiano 46”), Zé Manel, Sampaio e Fontão: Cascavel. Mirra e Leal II (Raul 90+1);
Armando (Rocha 26”), Pedro Fidalgo e Ricardo Silva.

Amarelos – Eurico 8”, Cascavel 12”, Carlitos II 29”, Carlitos I 69”, Fernando Silva 76”, Sampaio 77”,
Vermelho directo – Sampaio 90”