Ter, 21/03/2006 - 15:35
O livro foi apresentado na passada sexta-feira, na Fundação “Os Nossos Livros”, em Bragança, onde o autor falou dos motivos que o levaram a imortalizar as suas crónicas, publicadas no Jornal de Notícias e na revista “Nascer e Crescer”.
“Esta quarta publicação é uma manta de retalhos, visto que reúne diversas crónicas seleccionadas por mim, que visam figuras e factos, como o próprio nome do livro indica”, acrescentou José Manuel Pavão.
Na óptica do autor, a escrita é uma forma de participar publicamente na vida comunitária, exaltando figuras que, pelo seu percurso na vida ou pelo sentimento e afecto, merecem ser destacadas nas páginas da sua obra.
Entre as personalidades homenageadas no livro, José Manuel Pavão não esqueceu algumas figuras transmontanas que enalteceram a região através dos seus feitos.
No tributo a D. António Rafael, a quem chamou o Bispo da Catedral, o médico realça a sua preocupação com a população. “…D. António Rafael teve acção incomparável e destemida quando se dirigiu às altas esferas políticas, falando em nome do Povo Nordestino e lembrou promessas não cumpridas…”, escreveu Manuel Pavão.
Em relação ao Abade de Baçal, o autor deste livro salientou o seu apreço pela sua terra Natal, bem como o seu património histórico e os seus valores culturais, a quem atribuiu o elogio: “Um exemplo do homem de Trás-os-Montes”.
Já o ex-deputado por Machado Rodrigues foi distinguido pelo seu trabalho político, nomeadamente a reivindicação da justiça regional, mantendo-se sempre longe das práticas individualistas.
As receitas desta obra de Manuel Pavão, que dedicou a sua vida à medicina, mantendo sempre o gosto pela escrita, revertem a favor da Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI).