class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162560 node-type-noticia">

            

Festival gastronómico aposta no porco

Ter, 08/11/2005 - 16:06


O fumeiro, os ossinhos de porco à transmontana e os tradicionais rojões são algumas das iguarias que podem ser degustadas aos fins-de-semana, e até ao próximo dia 4, no I Festival Gastronómico do Porco.

Esta iniciativa, organizada pela Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT), pretende substituir o Festival de Sabores, que se realizou durante dois anos consecutivos, e afirmar a gastronomia tradicional da região no panorama nacional.
“A gastronomia é um produto turístico de excelência no Nordeste Transmontano, pelo que deve ser divulgada para atrair visitantes ao distrito de Bragança”, salientou o presidente da RTNT, António Afonso.
O Festival Gastronómico do Porco, que arrancou no passado sábado, pretende enaltecer as iguarias da região e, ao mesmo tempo, divulgar a riqueza turística do Nordeste Transmontano. Neste sentido, conta com a adesão de 16 restaurantes de todo o distrito

Apostar na qualidade

Segundo António Afonso, neste momento já estão lançadas as sementes para a afirmação de um festival que pretende ganhar maiores dimensões na região.
A gastronomia do Nordeste Transmontano é composta por diferentes iguarias, contudo, a carne suína foi o ex-libris escolhido, para aliar a qualidade dos pratos confeccionados às tradições das gentes da região.
“Podíamos ter optado por outros produtos de qualidade como a carne mirandesa ou o cabrito, mas o porco representou a base da subsistência de grande parte da população durante muitos anos e, com este festival, também procuramos relembrar tradições”, enfatizou o presidente da RTNT.
A certificação de alguns produtos confeccionados à base de suínos, como é o caso do fumeiro de Vinhais, também é um motivo para a afirmação dos pratos elaborados à base deste ex-libris transmontano.
Quanto à data deste festival, António Afonso explica que, apesar de Dezembro e Janeiro ser a época das matanças, esta é a altura em que as pessoas têm um poder de compra maior, uma vez que antecede o Natal e Final d´Ano.