Ter, 29/01/2008 - 11:36
O certame vai decorrer num novo espaço, que será inaugurado no primeiro dia do Festival. O novo pavilhão multiusos e uma cozinha do tipo industrial vão proporcionar uma maior comodidade aos visitantes. Os equipamentos resultam da adaptação de dois imóveis antigos, que foram cedidos através de um protocolo estabelecido entre a EDP e a Câmara Municipal de Mirando do Douro. O recinto conta, ainda, com um salão polivalente e um mini – auditório, que permitirá a exibição dos vários grupos etnográficos, onde figuram os conhecidos pauliteiros e pauliteiras de Miranda.
Organização cria salão climatizado para os visitantes poderem degustar a gastronomia típica do Planalto Mirandês
Quem quiser degustar os pratos da gastronomia local, como a famosa Posta à Mirandesa, o Botelo com Casulas, uma caldeira de cordeiro de raça Churra Galega Mirandesa ou a típica bola doce poderá fazê-lo num salão climatizado.
Assim, a organização agendou um dia dedicado a cada uma das raças autóctones, nomeadamente para a Vitela Mirandesa, Cordeiro Churro e derivados de porco Bísaro.
“ Este novo espaço vai fazer com que o certame se afirme e, ao mesmo tempo, proporciona a divulgação dos usos e costumes do Planalto. Com a cozinha industrial a funcionar no recinto da feira, o visitante terá uma outra oportunidades de saborear a gastronomia mirandesa com outros cuidados em termos de higiene”, explicou o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Américo Tomé.
A promoção das raças autóctones, dado o seu potencial gastronómico, vai estar em destaque no Festival de Sabores e Saberes.


