Ter, 09/01/2007 - 10:19
Trata-se de um certame dedicado à gastronomia e ao consumo do azeite novo, que contará com um variado leque de actividades que vão desde seminários, provas de azeite, cosmética, visitas a lagares e olivais, bem como uma Gala do Azeite.
Esta iniciativa visa valorizar e promover a cultura da oliveira e do azeite, enquanto impulsionador económico do concelho de Mirandela, que pretende afirmar-se não só através da comercialização da alheira, mas, também, do azeite e olivicultura.
Integrado no projecto Terra Olea, o II Festival de Sabores do Azeite Novo vai contar com a participação de 18 restaurantes daquele município, que irão apresentar pratos e especialidades gastronómicas confeccionadas a partir da nova colheita de azeite. “Pretendemos promover o produto e a restauração local e queremos que o azeite deixe de ser visto como secundário na nossa alimentação”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Mirandela (CMM), António Branco.
Outro dos objectivos destas iniciativas é valorizar este produto nacional, uma vez que os preços ficam muito aquém dos praticados no estrangeiro. “O azeite português fica a cerca de quatro euros. Já o francês ou italiano valem 15”, lamentou o responsável.
O proprietário de um dos restaurantes aderentes, João Paulo Carlão, sublinha, também, a importância que o azeite de qualidade assume na gastronomia regional. “Dei a provar a pessoas que conhecem este produto e dizem que o novo é muito bom”, asseverou o responsável.