class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164126 node-type-noticia">

            

Festival com melhores condições

Ter, 04/07/2006 - 15:59


O recinto do Festival Carviçais, que vai decorrer de 27 a 29 deste mês, vai receber infra- estruturas que contribuirão para o bem-estar dos “festivaleiros “.

Os terrenos onde se realiza o festival são pertença da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, que vai arrancar com obras que vão permitir a captação e abastecimento de água no recinto, acabando com a dependência da distribuição, que era assegurada pelos bombeiros.
A nova rede de abastecimento vai permitir melhores condições de higiene no recinto do festival e, ao mesmo tempo, o fornecimento do líquido precioso para o consumo humano.
Este ano, o Festival reúne nomes sonantes do Hip Hop e do Reggae, esperando-se cerca de sete mil pessoas por dia.
Outra das apostas foi a criação de pontos de abastecimento para viaturas de combate a incêndios florestais, já que o recinto fica situado numa área rural afastada da localidade de Carviçais, estando a mesma rodeada de árvores e vegetação espontânea.

Projecto de requalificação em curso

Segundo Adriano Menino, membro da organização do Festival Carviçais, no próximo ano o recinto do festival será dotado de todas as condições, tornando-se no melhor espaço a nível nacional para eventos ao ar livre. Além disso, o recinto tem a particularidade de ser uma área polivalente.
O esboço do projecto de requalificação já está elaborado, pelo que, neste momento, está a ser desenvolvido.
“ Este novo esboço do recinto é uma forma da população ver crescer um equipamento ligado ao festival, já que era um sonho de alguns anos das gentes de Carviçais”, afiançou Adriano Menino.
Ainda no campo das novidades, o Festival Carviçais estabeleceu uma parceria com o Festival Algazara, que se realizará em Valladolid (Espanha), no dia 8 do próximo mês. Assim, quem comprar um bilhete para o festival espanhol terá acesso ao festival trasmontano e vice-versa. Esta é uma forma de cativar os vizinhos espanhóis para visitarem a região, que fica perto da fronteira.
No futuro, as componentes da parceria podem passar pela “troca” de grupos e experiências.
Por seu lado, Adalberto Ribeiro, membro da Articket, a entidade promotora do festival, a escolha do Hip Hop e Reggae é uma forma do Festival Carviçais acompanhar as novas tendências da cultura urbana.
O responsável acrescenta que o trabalho não será só para um ano, mais sim para os próximos três.