Festas da Cidade positivas

PUB.

Ter, 29/08/2006 - 15:01


Terminaram, na passada terça-feira, as Festas da Cidade de Bragança, cujos pontos altos foram a procissão em honra de Nossa Senhora das Graças e os espectáculos musicais no Parque do Eixo Atlântico.

Pelo palco montado naquela zona verde desfilaram grupos como Salsa Cubana, Emanuel, Santos & Pecadores e Delfins, ao passo que Paddy B levou música ao recinto do Castelo.
A par da animação musical, festejaram-se os 150 anos de Nossa Senhora das Graças como padroeira de Bragança, cujas celebrações culminaram com uma eucaristia e procissão que contou com a presença do cardeal José Saraiva Martins.
Outra das novidades foi a alteração do percurso da procissão, que este terminou na Catedral.
As cerimónias reuniram milhares de fiéis nas ruas da cidade, sendo de destacar a participação de diversas imagens de santuários e paróquias de toda a diocese, com especial incidência no Arciprestado de Bragança.
Em termos de programa cívico, as festividades ficaram marcadas pelo mau tempo que ameaçou os espectáculos com chuva e vento, tendo mesmo sido cancelado o concerto Led On - Tributo a Led Zeppelin.

Enchente no arraial

Mesmo assim, o balanço das Festas da Cidade, segundo a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Fátima Fernandes, “foi positivo e correspondeu às expectativas”.
No que toca a números, os dias com maior número de visitantes foi a noite do Arraial, 21 de Agosto, e a procissão, em honra da Nossa Senhora das Graças, no dia seguinte. “As festividades tiveram bastante adesão nessas datas”, salientou a responsável.
Apesar do orçamento disponibilizado para a realização das festas de 2006 ter sido mais reduzido do que nos anos anteriores, a qualidade dos espectáculos, assim como o número de pessoas presentes nas comemorações, não parece ter sido afectado. Esta é, pelo menos, a posição da comissão organizadora. “As festas tiveram sucesso, assim como a nossa aposta na música portuguesa”, sustentou Fátima Fernandes.