Ter, 16/05/2006 - 14:55
No passado dia 29 de Abril, um pescador desportivo pescou à linha no lugar do Ribeiro Escuro da albufeira da Barragem de Saucelle um exemplar de dimensões monstruosas. Tratou-se de uma Carpa que pesava tão somente 12 quilos e 500 gramas e que media 93 centímetros de comprimento. Não há memória de por estas paragens ter sido pescado tamanho exemplar, já que o maior de que há conhecimento passava dos 8 quilos.
Tal façanha deve-se a um apaixonado pela pesca desportiva de seu nome Manuel Caldeira (conhecido por Capellini), que para tal teve que suar as estopinhas durante a mais de meia hora de luta que travou com o enorme peixe, e só com a ajuda dos dois companheiros de pescaria conseguiu retirar da água o já cansado animal. Seria uma cena digna de ser filmada, e imagine-se a cara de espanto dos intervenientes ao ver surgir das águas tamanho monstro. Ainda se interrogaram se não estariam no lago Ness, desejando que o peixe não tivesse dentes.
É claro que tal façanha motiva sempre a admiração e o espanto geral, mas como todos sabemos, aos pescadores e caçadores são atribuídos muitos epítetos, pelo que não foi de estranhar a romaria que se seguiu já na vila de Freixo para ver de perto tão avultado peixe e comprovar a veracidade do facto. O que alguns queriam mesmo era ver a marca do anzol nos beiços do animal, e essa de facto lá estava bem marcada para orgulho do pescador.
Não se estranha também que muitos não resistissem à tentação de tirar uma fotografia para a posteridade junto daquela enormidade.
Há também que referir que a enorme carpa serviu de jantar dois dias seguidos a um grupo de amigos, ficando as respectivas ovas reservadas para uma terceira noite à espera de um especialista cozinheiro. Só não sabemos a quantidade de “Montes Ermos” que foi necessária para acompanhar tais repastos...
Abilio Morgado