Feira Franca atrai milhares de visitantes

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:53


Durante dois dias, a aldeia de Moimenta, no concelho de Vinhais, arrastou visitantes de diferentes pontos do País e da vizinha Espanha, que se deslocaram a Trás-os-Montes, para conhecer os produtos e as actividades tradicionais da região.

O certame teve início durante a tarde de Sábado e contou com a estreia do concurso de cães de raça Podengo, organizado pelo Clube Português de Canicultura (CPC).
Este concurso de cães de caça teve a presença de cerca de 25 Podengos, que deram a conhecer as potencialidades e as características desta raça, no Nordeste Transmontano.
Segundo a presidente do CPC, Carla Molinari, a raça Podengo é muito conhecida pelos caçadores, em todo o País, mas no Nordeste Transmontano não há criadores oficiais no CPC. “ Penso que este concurso serviu para sensibilizar os criadores a oficializarem a raça”, acrescentou a presidente daquele clube.
Já a manhã de domingo foi dedicada ao concurso de outra raça de canídeos, o Cão de Gado Transmontano.
Esta é a segunda vez que esta iniciativa se realiza na Moimenta, depois desta raça ter sido reconhecida oficialmente, em Abril de 2004, pelo CPC, como sendo “a nona raça portuguesa de pleno direito”.

Passeios divulgam trilhos da História

A feira contou, também, com passeios pedestres, passeios de burro de raça mirandesa e trilhos de BTT, actividades que este ano foram afectadas pela chuva que caiu, principalmente no domingo.
“Através destes percursos pelos trilhos da aldeia, pretendemos dar a conhecer os marcos históricos, nomeadamente a Igreja matriz, os moinhos de água e a ponte medieval”, salienta o presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires.
Este ano, o percurso pedestre da “^Calçada” foi uma actividade nova no calendário da Feira Franca, criado essencialmente para mostrar aos visitantes os pontos históricos da aldeia.

Touros levam
emoções ao rubro

O ponto alto do evento decorreu na tarde de anteontem, em que centenas de visitantes vibraram com a chega de touros de raça Mirandesa.
A animação também marcou o certame, que durante os dois dias contou com o som das gaitas de fole de seis grupos luso-galaicos, entre os quais a estreia do grupo de gaiteiros da Moimenta. Ao longo do evento, os Caretos de Ousilhão também deram o ar da sua graça, satisfazendo a curiosidade de muitos forasteiros de terras longínquas.
Na óptica do presidente da Junta da Moimenta, este evento é muito importante para aldeia, na medida que ajuda a promover os usos e costumes da terra, bem como os produtos agrícolas, artesanato e gastronomia desta região.
O autarca faz um balanço positivo do certame, que este ano concentrou cerca de 2500 visitantes, um número superior ao ano anterior. “ Este ano o passeio de BTT contou com 170 visitantes, mais 70 que no ano passado”, acrescentou Duarte Pires.
A construção de um pavilhão coberto para realizar a Feira Franca e outros certames é um dos projectos que faz parte das ambições do presidente da Junta para que o evento não esteja tão dependente das condições climatéricas.