Feira dos Gorazes positiva

PUB.

Ter, 17/10/2006 - 15:59


A Feira dos Gorazes está, definitivamente, lançada no panorama dos certames das multiactividades económicas da região Norte do País. O certame, que se realizou em Mogadouro este fim-de-semana, contou com a presença de cerca 150 expositores oriundos de todo o País.

As condições climatéricas favoráveis, aliadas à capacidade do Parque Municipal de Exposições (PME), fizeram com que os responsáveis pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro (ACISM) fizessem um balanço positivo da iniciativa.
O dia do encerramento, anteontem, registou um elevado número de visitantes que vieram da região transmontana e, também, do litoral norte.
Segundo o vice-presidente da ACISM, João Pires, “este foi o ano em que mais empresários aderiram à feira pois, em tempo de crise, ter 150 expositores é um número bastante satisfatório”.
A organização espera que, na próxima edição, o recinto já tenha uma vedação construída, ainda que as entradas no certame continuem a ser gratuitas. “É apenas por uma questão de segurança”, esclareceu o responsável.
Para o próximo ano, já ficaram reservados cerca de 50 por cento dos stands, uma vez que a maioria dos expositores ficou satisfeita com o volume de negócios.
A tradicional Feira dos Gorazes apresentou um figurino diferente do habitual, já que, durante décadas, decorreu no centro da vila. No entanto, este ano, todas as actividades comerciais foram transferidas para as imediações do PME.
Esta mudança, efectuada pela Câmara Municipal de Mogadouro (CMM), não foi do agrado geral, uma vez que alguns tendeiros adiantaram que ficavam longe dos principais pontos de comércio.
Confrontado com esta situação, o vereador no Município de Mogadouro, Dário Mendes, disse que “ na próxima edição podem surgir alguns ajustes, mas a mudança das feiras quinzenais e anuais foi uma aposta ganha”.
Durante os quatro dias de feira foi, ainda, oferecido aos visitantes, que deslocaram a Mogadouro para apreciar a gastronomia ou fazer a suas compras, um vasto programa paralelo que passou pela etnografia, lazer e conferências dedicadas ao sector primário.