Feira de Sabores Sendineses vai continuar

PUB.

Qua, 06/04/2005 - 11:08


Durante o fim-de-semana da Páscoa, a vila de Sendim foi palco da “I Feira dos Saberes e Sabores Sendineses”, uma iniciativa que partiu da Junta de Freguesia, em parceria com a Associação Mirai Q’Alforjas, Centro de Musica Tradicional Sons da Terra e o grupo de música tradicional “Lhenga-Lhenga”.

A feira decorreu num ambiente típico do teatro tradicional mirandês, pois os 23 expositores presentes decoraram os seus espaços com as típicas e multicolores colchas mirandesas, o que conferiu um cenário único ao certame.
As festas dos Saberes e Sabores já fazem parte do património cultural e gastronómico da região nordestina, mas cada localidade dá-lhe um cunho diferente e único. Foi o que aconteceu em Sendim.
No certame que decorreu a bom ritmo, a oferta era variada e passava pelos produtos da terra como fumeiro, doçaria tradicional mirandesa, vinhos de mesa da região das Arribas e os tradicionais trabalhos manuais feitos em madeira. Os têxteis, como é o caso do vestuário de pardo e linho, bem com os instrumentos musicais típicos da região do Planalto Mirandês, também não faltaram à festa.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Sendim, António Rodrigues, a boa afluência registada na Feira “já é uma sinal para não desanimar e continuar a lutar”.

“Até que enfim”

A partir daqui, o autarca entende que o certame poderá começar a crescer. “A feira vai continuar porque as pessoas manifestaram interesse nisso e os visitantes vão-se encarregar de promover a qualidade dos produtos de Sendim”, entende António Rodrigues.
Um dos aspectos que joga a favor na atracção de visitantes “é a gastronomia local, a identidade cultural de Sendim e os contactos que são feitos em todas a regiões pelos sendineses espalhados pelo País”, explicou o autarca.
Entretanto, os produtores garantem já era altura de Sendim ter a sua feira, porque tem potencial para isso e esta iniciativa é de aplaudir”, comentou José Preto, um dos expositores presentes.
Maria Susana é da mesma opinião. Depois de alguns anos a participar neste tipo de feiras noutros concelhos da região, chegou a vez da sua terra. “Ainda bem que houve iniciativa para se fazer um feira de artesanato, que tem atractivos para reunir e atrair muitas pessoas”, assevera a artesã.
Para já há garantias que o certame vai continuar nos mesmos moldes esperando-se agora que cresça.