Feira da Cereja em Alfândega da Fé

PUB.

Ter, 16/05/2006 - 14:47


Alfândega da Fé está em festa, de 9 e 11 de Junho, com a tradicional Feira da Cereja, que este ano, apresenta algumas novidades, a começar pelo nome. Este ano, adopta a designação de Feira da Cereja e dos Produtos Biológicos, para destacar os produtos biológicos, ao invés dos locais, como acontecia nas edições anteriores.

O objectivo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé (CMAF) é valorizar e promover este tipo de produção e, consequentemente, fomentar a sua comercialização. “Temos que investir nos produtos biológicos, porque é aí que está a qualidade”, explicou o presidente da CMAF, João Carlos Figueiredo.
Deste modo, vão estar presentes na cerca de 60 agricultores biológicos no certame, um facto que representa uma aposta “na diferenciação, na certificação e qualificação destes produtos”, salientou o autarca.
Este ano, além das novidades, a Feira da Cereja fica marcada pela contenção económica, ao ponto de terem sido excluídas as actividades de carácter medieval. “Estamos numa situação um pouco complicada, mas este passo tinha que ser dado”, justificou o edil, acrescentando que os cortes orçamentais vão incidir, também, na alimentação e no alojamento dos expositores, anteriormente patrocinados pela autarquia.

Diversão garantida
No plano musical, a Feira da Cereja e dos Produtos Biológicos conta com a presença de artistas conhecidos, como Mónica Sintra, Marco Paulo e Rio Samba Show. O resto da diversão será garantido pelos Grupos de Dança e Música Popular do concelho, pela Banda Municipal de Alfândega da Fé e Filarmónica de Medina de Rioseco (Espanha).
Além da variedade musical, as ruas de Alfândega da Fé vão receber, a 10 de Junho, a concentração de Motos Harley Davidson e, no dia seguinte, será a vez dos automóveis 2 CV percorrerem a vila.
Os interessados poderão, também, participar no passeio BTT da Cereja e no concurso da pesca do achigã, mais uma novidade da edição deste ano.

Aposta biológica
O investimento na produção biológica vem na sequência do protocolo celebrado entre a SATIVA e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Alfândega da Fé (EDEAF). Recorde-se que este acordo que incide na certificação de todas as culturas biológicas do concelho, transformando Alfândega no primeiro concelho biológico do País.
Nesta linha, vai ter lugar, ainda, um seminário onde se irão debater os produtos biológicos e os seus potenciais mercados. Paralelamente, os munícipes poderão assistir à inauguração do pavilhão industrial da EDEAF, onde irão funcionar as empresas do sector agro-industrial.
Ainda no âmbito da valorização biológica, Alfândega da Fé vai acolher a Associação Nacional dos Produtores Biológicos, um passo no sentido de posicionar o concelho neste sector alimentar em expansão.