Feira da Caça promove turismo

PUB.

Ter, 30/01/2007 - 16:48


A caça invadiu Macedo de Cavaleiros entre a passada quinta-feira e domingo. A 11ª edição da Feira da Caça e outros Produtos da Terra trouxe ao Nordeste Transmontano caçadores, vendedores de equipamentos de caça, representantes de organizações de caçadores, comerciantes, produtores regionais e de artesanato e milhares de visitantes.

Estes são alguns dos ingredientes que a Federação dos Caçadores da 1ª Região Cinegética congrega para fazer a Festa dos Caçadores.
Quem visitou os três pavilhões da feira pôde observar os 112 expositores dos vários sectores que abrangem o sector da caça e de produtos regionais. Pela primeira vez, a organização apostou no turístico, com representantes de agências de viagens e casas de turismo rural.
A animação musical e os “julgamentos” dos caçadores que falharam na pontaria, contribuíram, igualmente, para o ambiente de festa.

Durante o evento ligado à caça foram devolvidas à natureza duas águias de asa redonda

E como a caça é importante para o evento, também houve festa para as centenas de caçadores que se deslocaram de todo o País para apostarem nas três batidas que se realizaram em Grijó, Quintela e Morais, que se traduziram em 29 animais abatidos, um número que superou as caçadas de anos anteriores.
A sexta-feira foi marcada por vários debates, distribuídos por três painéis, destacando-se o tema sobre o “Desenvolvimento Sustentável no Nordeste Transmontano”, que decorreu de manhã. A tarde foi dedicada ao turismo, enquanto à noite se prosseguiu com a temática da caça.
Entre as várias actividades que decorreram em paralelo com a Feira da Caça, importa salientar o lançamento de duas águias de asa redonda: uma foi devolvida ao meio selvagem no Parque de Natureza do Azibo e outra na Serra de Bornes. Estas aves estavam feridas e foram recolhidas pelo Núcleo de Estudos e Protecção do Ambiente (NEPA), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.