Feira com fé

PUB.

Ter, 16/05/2006 - 14:42


O pároco de Vilariño de Manzanas foi o primeiro a notar que, este ano, havia menos gente na missa campal em honra de Nossa Senhora de Fátima, que decorreu anteontem na Petisqueira (Bragança) e naquela aldeia espanhola.

De facto, na eucaristia até podia estar menos gente, mas a feira que decorria no lado português estava bem concorrida. Fumeiro, bacalhau, artigos em cobre, farturas, roupa, ferramentas e tapetes eram alguns dos artigos procurados na imensidão de tendas que faz parte do programa.
O comércio está de vento em popa no dia da romaria e as bancas de venda já chegam ao pontão sobre o rio que separa os dois países, pois muitos são aqueles que aproveitam a festa para fazer as suas compras.
Esta foi mais uma edição da Festa Convívio/Encontro de Irmãos que, todos os anos, junta as populações da Petisqueira e Vilariño de Manzanas.
Após a saída dos andores de Nossa Senhora de Fátima das capelas de ambas as localidades, as imagens encontram-se no pontão que liga Portugal e Espanha, numa cerimónia marcada pelos tradicionais cumprimentos de parte a parte.
Segue-se a missa campal celebrada em português pelo pároco da Petisqueira, Américo Lima, e em castelhano pelo pároco de Vilariño de Manzanas.
Antes da eucaristia, os autarcas das duas localidades deram as boas vindas aos fiéis e houve tempo para lembrar um “alcalde” espanhol recentemente falecido, outrora presença habitual na festa.
Terminada a missa, já os farnéis estavam sobre as mesas ou mantas à sombra das frondosas árvores que crescem junto ao rio. À tarde, como habitual, gaiteiros portugueses e espanhóis mediram forças no encontro que encerrou mais uma romaria transfronteiriça.