Faltam instituições de apoio

PUB.

Ter, 17/01/2006 - 15:07


A Comissão de Crianças em Risco de Bragança teve a seu cargo, durante o ano de 2005, cerca de oitenta casos de jovens que precisaram de apoio. A falta de instituições para dar resposta a estes problemas é uma das grandes preocupações de Eleutério Alves. “No distrito de Bragança é gritante a falta de espaço onde colocar estes jovens. Por norma, não actuamos só por um adolescente faltar às aulas, mas, tratando-se de uma criança [o Daniel] que o pai não pode acompanhar e que a avó não consegue controlar, temos de ver o que podemos fazer”, disse o presidente.
A Associação, que funciona nas instalações do Centro Cultural Municipal, propriedade da autarquia, é formada por uma “Comissão Alargada”, que reúne três vezes por ano, e uma outra “restrita”, que reúne mensalmente.
Outra das dificuldades enumeradas por Eleutério Alves é a dependência da CCR face a outras instituições, nomeadamente no que respeita a técnicos especializados.
“O Estado fala, anuncia programas e ideias, mas enquanto as Associações não tiverem técnicos próprios para dar celeridade aos processos, mais não poderemos fazer do que ir remediando as situações pontualmente”, lamenta o responsável

LCR