class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164376 node-type-noticia">

            

FAÍLDE inaugura polidesportivo

Ter, 29/08/2006 - 16:09


Foi em ambiente de festa que a aldeia de Faílde, no concelho de Bragança, inaugurou, no passado sábado, o polidesportivo em piso sintético Dr. Luís Rodrigues.

Esta obra teve a particularidade de ser financiada em 75 por cento por um emigrante da terra, que foi homenageado no dia da inauguração do equipamento.
Luís Rodrigues é advogado e um dos maiores empresários na área dos transportes urbanos em São Paulo (Brasil). No entanto, nunca esqueceu a sua terra natal.
Apesar de ter custeado a maior parte do equipamento, foi com muito orgulho que Luís Rodrigues recebeu esta homenagem. “Um pedacinho do meu coração está em Faílde. Por isso, sempre que posso, aproveito para visitar a minha terra”, acrescentou o empresário.
O polidesportivo de Faílde representa um investimento de 55 mil euros, dos quais 37,5 mil euros foram suportados por Luís Rodrigues e o restante pago pela Câmara Municipal de Bragança (CMB).
O empresário conta que este projecto surgiu no seguimento de uma brincadeira. “Antigamente, eu e o meu pai quando vínhamos cá trazíamos rebuçados para a criançada. Posteriormente, começou-se a desenvolver este projecto”, afirmou, com orgulho, Luís Rodrigues.

Polidesportivo substitui eira

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Faílde, Gualter Dinis, este equipamento é fundamental para a aldeia, visto que cativa os jovens e os pais que vivem em Bragança a deslocarem-se à terra natal com mais frequência.
“Se os filhos tiverem um local onde se possam divertir e conviver uns com os outros, os pais também se deslocam mais vezes à sua terra. Se não for assim, as aldeias ficam completamente abandonadas”, realçou o autarca.
Através da promoção da prática do desporto, a CMB pretende fomentar mais vitalidade no Mundo Rural.
“Esta é uma aposta para tentar arranjar mais coesão a nível territorial. Não há memória de polidesportivos desta natureza que estejam abandonados. As pessoas dão-lhe o uso suficiente”, sublinhou o presidente da CMB, Jorge Nunes.
Com iluminação e adaptado às mais variadas práticas desportivas, desde o futebol ao basquete e, até, badminton, este equipamento vem substituir uma eira em terra batida com duas balizas, que, anteriormente, era o único local que os jovens tinham para praticar desporto.
Quanto à dinamização deste espaço, Gualter Dinis afirma que, nos meses de Julho e Agosto, há muita juventude na aldeia.
Além disso, aponta a realização de torneios inter-freguesias como uma iniciativa futura para dar uso ao polidesportivo.
O dia da inauguração já foi marcado pela prática desportiva.Após a actuação do grupo de pauliteiras de Valcerto (Mogadouro), entraram em campo duas equipas femininas de futebol de cinco que deram o pontapé de saída na abertura deste espaço.