ETAR na Adega de Freixo

PUB.

Ter, 25/10/2005 - 15:03


A Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta (ACFEC) está a construir uma Estação de Tratamento de Aguas Residuais (ETAR).

Este equipamento, orçado em cerca de 125 mil euros, pretende escoar as águas residuais provenientes daquela unidade de transformação, que vão passar a ser tratadas dentro daquela infra-estrutura.
A construção de ETAR’s é um imperativo legal proposto pelo IFADAP, já que é obrigatório por lei tratar os efluentes provenientes das adegas.
Segundo o presidente da ACFEC, José Santos, esta nova unidade tem como principal objectivo melhorar as condições ambientais dos residentes na área envolvente à Adega Cooperativa, que se encontra localizada no centro urbano da vila.
O novo equipamento vai tratar todos os efluentes da adega cooperativa, já que o equipamento se encontra situado numa área muito próxima duma conduta de esgotos, que os transporta para a ETAR municipal.

Novos vinhos

A ACFEC lançou, recentemente, dois novos vinhos: o Montes Ermos rosé e o vinho branco denominado Grande Escolha. “ Este vinho branco é um vinho típico e parecido com um outro já premiado internacionalmente”, acrescenta José Santos.
Da variedade Grande Escolha vão ser colocadas no mercado apenas 7.500 garrafas deste “excelente” néctar.
Nos últimos anos, a Adega de Freixo tem vindo a amealhar uma série de prémios em diversos concursos de vinhos, o que, na opinião da direcção daquela estrutura, se deve a um investimento em equipamento e tecnologia de ponta que rondou os 2,5 milhões de euros.