ETAR divide Câmara e IPJ

PUB.

Qua, 17/08/2005 - 14:44


O Instituto Português da Juventude (IPJ) pode vir a impedir a construção da mini-ETAR de Gimonde, no concelho de Bragança.

Segundo o delegado regional do IPJ de Bragança, Vítor Pereira, o local onde está a ser construída a infra-estrutura é propriedade do IPJ, pelo que o caso “já foi entregue a um jurista, que está a avaliar a situação”.
O responsável defende que os documentos existentes, nomeadamente as escrituras públicas, bem como os relatos do ex-proprietário dos terrenos e de alguns populares de Gimonde, confirmam que os terrenos pertencem ao IPJ.
Confrontado com esta situação, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, afirma que a localização da mini-ETAR “corresponde à única possibilidade técnica razoável em termos de instalação”, razão pela qual foram feitos contactos com a responsável do IPJ no ano 2000, Teresa Barreira.
“A autarquia entrou em negociações com a delegada regional do IPJ da altura, Teresa Barreira, das quais resultou um documento escrito, que confirma a solução de instalar a mini-ETAR naquele local”, garantiu o edil.

IPJ reivindica terrenos

Victor Pereira, contudo, afiança que, “nem o IPJ a nível nacional, nem a delegação de Bragança têm conhecimento de qualquer documento que autorize a Câmara a construir a mini-ETAR naquele local”.
O edil bragançano, porém, recorda que a construção da estação de tratamento é uma mais valia para o IPJ, uma vez que, se a instituição quiser construir um equipamento no local, não tem que recorrer a infra-estruturas próprias, para a canalização dos esgotos.
Na óptica de Jorge Nunes, a construção da mini-ETAR também não vai prejudicar o IPJ, visto que se trata de “um equipamento enterrado, que ocupa, apenas, meia dúzia de metros quadrados e não impede a construção de qualquer infra-estrutura de lazer na zona”.
Vítor Pereira, no entanto, realça que o IPJ “vai defender o seu património”, para que os serviços centrais estudem hipóteses de aproveitar os terrenos junto Sabor, para onde chegou a estar projectada a Pousada da Juventude que, mais tarde, foi construída junto ao Centro de Formação de Bragança.
Ao que o Jornal NORDESTE conseguiu apurar, as obras da mini-ETAR estão paradas, mas o presidente da CMB garante que desconhece a situação.