Qua, 31/05/2006 - 14:37
Os finalistas aproveitaram esta semana de festa para se despedirem da vida académica, aproveitando ao máximo todos os concertos e todas as actividades estudantis.
Apesar dos estudantes terem invadido o pavilhão do NERBA durante toda a semana, foi o concerto de Rui Veloso, que decorreu no passado dia 20, que conseguiu reunir um maior número de pessoas. As músicas do cantor português aliciaram os visitantes, que encheram o pavilhão para assistirem ao espectáculo do autor da música “Não há estrelas no céu”.
No último dia de festa (no passado dia 22), a noite também esteve animada. Após o desfile pelas ruas da cidade, os estudantes não perderam a actuação do popular Quim Barreiros e do grupo “Meidin”.
O cortejo académico teve início junto à cantina do Instituto Politécnico de Bragança, seguindo-se pelas principais ruas da cidade até à zona do castelo. Centenas de estudantes vestiram-se a rigor, de acordo com as cores dos seus cursos, espalhando animação e muito ruído pela cidade.
A cartola, a bengala e os laços deram cor ao desfile académico, onde o álcool não faltou para animar a festa.
O encerramento de uma maternidade no distrito de Bragança foi o tema do cortejo, com carros decorados a rigor, onde as consequências do encerramento de uma das salas de parto eram bem visíveis.
A tradicional cerimónia da Queima das Fitas foi, igualmente, um ponto alto dos festejos da semana académica, que reuniu centenas de finalistas e os seus familiares.
Na manhã do passado dia 21, a catedral de Bragança foi pequena para receber uma multidão que quis assistir a todos os momentos que marcaram a cerimónia religiosa.
À tarde, os finalistas continuaram a festa na Praça Camões, onde queimaram as fitas e receberam o último baptismo da vida académica.