Ter, 14/03/2006 - 14:26
No mesmo dia, os alunos do 2º e 3º ano do curso de Enfermagem iam começar a receber formação prática no Hospital Distrital de Bragança (HDB), mas devido ao elevado número de estágios em curso naquela unidade, os serviços de Enfermagem puseram entraves à permanência dos estudantes.
Segundo os estudantes, há dias em que existem mais estagiários do que doentes em determinados serviços do HDB, situação que não agrada aos responsáveis do hospital. “O hospital não quer ficar responsável por tantos alunos”, lamenta o presidente da Associação de Estudantes da ESSB, José Antunes.
Como se isso não bastasse, há estagiários que não têm orientador, o que leva os estudantes a reivindicar mais qualidade na formação.
Portões reaberto
Conhecidas as reivindicações, as portas da ESSB acabaram por reabrir à tarde, após uma reunião com a direcção do estabelecimento.
Este ano, os estagiários vão ser distribuídos por turnos de serviço, de modo a evitar a sobrelotação. Para o ano, a escola compromete-se a reduzir o número de estagiários por cada serviço do HDB.
Por outro lado, a direcção da ESSB também já começou a contactar mais profissionais para assegurar a orientação dos estágios.
“Estamos a negociar com o hospital para ver qual a disponibilidade dos seus enfermeiros para acompanhar os nossos alunos, pois os nossos docentes têm aulas teórico-práticas e não podem estar continuamente presentes nos estágios”, assegura o presidente da ESSB, Gilberto Santos.
Outro dos problemas, cuja resolução não depende da escola, é a falta de espaço no HDB, cujas obras de ampliação são bem vistas por Gilberto Santos. “A ampliação traria facilidade na deslocação dos alunos e rentabilizaria a aprendizagem dos alunos em estágio”, considera o responsável.
Na óptica do responsável, o problema da sobrelotação já não é novo, mas esta foi a primeira vez que os alunos tiveram de regressar à escola, devido à falta de condições. “É uma questão com a qual já temos vindo a lidar há uns anos, conseguindo sempre solução, mas hoje não foi possível e também fui apanhado de surpresa”, reconheceu Gilberto Santos.