Ter, 27/11/2007 - 10:17
Os investimentos previstos para o Nordeste Transmontano rondam os 632 mil euros, comparticipados em 442 mil euros pela Secretaria de Estado da Administração Local.
No distrito de Bragança, os projectos apoiados, este ano, visam apoiar infra-estruturas religiosas, culturais e desportivas, cujos investimentos não ultrapassem os 100 mil euros.
Assim, o concelho de Bragança viu aprovados dois projectos para a construção de sedes de associações. A União de S. Pedro – Associação Recreativa e Social vai aplicar 83 mil euros na reconstrução da sede, comparticipados em 44 mil euros. Já a Associação de Fiéis – Confraria do Divino Senhor da Agonia dos Chãos vai receber 57 mil euros, uma verba para financiar a construção da sede, orçada em cerca de 82 mil euros.
Igrejas do distrito de Bragança vão ser recuperadas através do apoio do Estado
Por sua vez, a fábrica de Igreja de Meles, no concelho de Macedo de Cavaleiros, vai receber cerca de 59 mil euros para as obras de beneficiação da Igreja, que vão custar 84,5 mil euros. Já Mirandela viu aprovado o projecto para a conservação da igreja de Vale da Sancha. O investimento, que ronda os 45 mil euros, vai ser efectuado pela Fábrica da Igreja Paroquial de S. Gonçalo de Vale da Sancha, que receberá cerca de 31 mil euros de comparticipação.
Ainda no plano da recuperação de templos, a Fábrica da Igreja Paroquial de Vilarinho da Castanheira, no concelho de Carrazeda de Ansiães, é apoiada em 65 mil euros para recuperar a igreja matriz, uma obra que vai custar cerca de 95,5 mil euros. No concelho de Miranda do Douro, cerca de 67 mil euros foram canalizados para a Fábrica da Igreja da Freguesia de S. Pedro da Silva, para obras de recuperação da igreja paroquial, que rondam os 95 mil euros.
Por seu turno, a Fábrica da Igreja Paroquial de Remondes, no concelho de Mogadouro, recebe cerca de 53 mil euros para financiar o projecto de requalificação do templo, orçado em 75,5 mil euros.
No concelho de Vimioso foram atribuídos cerca de 62 mil euros à Fábrica da Igreja da Freguesia de Matela, que vai efectuar obras de conservação no templo da aldeia, no valor de 88,5 mil euros.


