class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166215 node-type-noticia">

            

Espinhoso em livro

Ter, 22/05/2007 - 10:26


As tradições de Espinhoso, no concelho de Vinhais, estiveram na origem do livro “Provérbios e Cultura Popular”, da autoria de Alexandre Parafita e Isaura Fernandes. A obra, apresentada no passado sábado, em Vinhais, teoriza o quotidiano da aldeia de Espinhoso, que ainda preserva os hábitos de antigamente.

O escritor explica que escolheu este concelho devido à sua riqueza em literatura oral, que ainda serve de modelo a muitos estudos nacionais e internacionais. “É um município que apresenta um corpus de textos do romanceiro muito valioso. Nós encontramos aqui matéria-prima para falar sobre cultura popular”, acrescentou Alexandre Parafita.
O primeiro passo foi a recolha das memórias da população, numa localidade que ainda conserva os hábitos de vida seculares. “É uma aldeia que ainda não foi afectada pela cultura urbana”, realça o autor da obra.

Padre que não se limita a rezar a missa e o santo Frei Agostinho são figuras carismáticas enaltecidas na obra

Entre os sinais do passado que permanecem na localidade, Alexandre Parafita encontrou um padre exemplar, “que não se limita a rezar a missa, mas também se preocupa com as inquietações das pessoas”, e um frei que era considerado santo, mas que nunca foi citado em estudos realizadas em Trás-os-Montes, nomeadamente na obra do Abade Baçal e do padre Firmino Martins.
“Há um mistério muito grande à volta desta figura, que se julgava ser santo e cujas ossadas desapareceram da aldeia. As pessoas idosas não o chegaram a conhecer, mas lembram-se de ter ouvido falar dele aos seus antepassados”, salientou o escritor.
A par destas figuras carismáticas, o livro compila, ainda, lendas, ditados populares, rezas, contos e um conjunto de 330 provérbios, divididos em oito grupos distintos.
Tomando como ponto de partida o concelho de Vinhais, Alexandre Parafita pretende que esta obra seja uma abordagem sobre cultura popular a nível nacional.